Guia da alfaiataria feminina: conheça as principais dicas e conceitos

 


Olá, meninas! Voltamos com um super conteúdo para os apaixonados por moda. Hoje, vamos falar sobre a alfaiataria feminina: a origem, os cortes, os melhores tecidos e todas as principais dicas de uso para quem quer arrasar nos looks. Acima de tudo, vamos desmistificar a ideia de que alfaiataria é um estilo austero, usado apenas para obter aquela imagem profissional.

Com toda certeza, os aficionados em moda sabem que alfaiataria é um estilo de corte clássico e ganhou status de universal e atemporal por diversas razões.

Primeiramente, porque, em moda, nada é completamente novo ou original. A moda é cíclica e em constante renovação. De fato, é raro as tendências de moda serem 100% originais. Normalmente, a moda se repagina e o antigo se modifica em detalhes que acompanham as linhas arquitetônicas da sociedade daquele momento. Mas os cortes e tecidos se mantêm.

Pensando nisso, a Caiana tem uma linha de alfaiataria pensada para uma mulher elegante e despojada! Então, para você aprender a montar looks incríveis de alfaiataria e dar aquele up no look, confira todas as dicas que preparamos neste artigo para vocês.  

 

Modelos vestem: (1) Blazer Linho e shorts linho , (2) cropped e calça pantalona, (3) blazer linho , (4) Blazer verde e shorts verde

<h2> O que é alfaiataria? </h2>

Bom, para aprender a usar, é fundamental saber a definição, né, manas? Quanto melhor entendermos a razão de um conceito, em moda, mais fácil para que consigamos usar no cotidiano.

Então, acima de tudo, importante saber que alfaiataria não é um modelo de peça, mas um tipo ou estilo de corte. Estruturado, reto, o corte de alfaiataria confere ao corpo uma aparência alongada e simétrica. O conceito da alfaiataria remete a costuras perfeitas, acabamento impecável.

Além disso, a alfaiataria busca se manter mais distante dos tecidos sintéticos ou que se ajustem ao corpo, revelando as formas corporais. Logicamente que, por isso, determinados tipos de tecido se adaptam melhor ao corte de alfaiataria, como:

             Linho;

             Cambraia;

             Lã fria e lã mista;

             Crepe de alfaiataria e, até mesmo,

             Jacquard.

 

<h3> Um pouco da história da alfaiataria </h3>

Inicialmente, pensada como corte masculino, a história da alfaiataria remete ao século XVI e as côrtes reais, principalmente, na França, que usavam a moda como sinônimo de luxo e riqueza. O alfaiate, nesse contexto, era um profissional imponente, altamente conceituado que, embora plebeu, circulava nas esferas mais altas da sociedade.

 Com o passar do tempo e a maior abrangência popular da moda, a alfaiataria foi introduzida por nomes marcantes da costura. E, extrapolou para o corte feminino, como, por exemplo, pela criação do tailleur por Coco Chanel, em demonstração de alfaiataria clássica adaptada para as mulheres.

Deste modo, a alfaiataria feminina teve um papel social ousado, que cursou com a emancipação da mulher na sociedade. Por isso que dizemos que de antiquada, a alfaiataria não tem nada. Pelo contrário!

 

<h2> Como usar alfaiataria? </h2>

Grandes influencers da atualidade, como Bruna Marquezine, Malu Borges e a Camila Coutinho, por exemplo, são costumeiras no uso de alfaiataria de forma bem moderna. Looks que variam do dia para a noite, do casual ao elegante e sempre colocam as modelos no rol das mais bem vestidas.

E aí, você quer aprender a usar alfaiataria? Dá só uma olhada a seguir e veja se já tinha pensado nessas combinações!

 


<h3> Looks monocromáticos em alfaiataria feminina </h3>

 

Assim como para os homens, os looks monocromáticos vieram com força na alfaiataria feminina. Desde a releitura dos ternos completos com coletes, para mulheres, até peças de conjunto, como blazers, cala pantalona e saias de alfaiataria são certeiras.

Assim, para aquele look bafônico, o ideal é você usar peças com o mesmo tom de cor e, também, o mesmo tecido. Entretanto, se acaso você tiver apenas o mesmo tom, não tem problema!

A partir daí, use e abuse de acessórios, colares longos, boots, coturnos para uma pegada mais despojada e moderna, na mistura de dois espectros da moda. 

Modelo veste Blazer Linho e Shorts Linho


<h3> Looks para o dia em alfaiataria </h3>

 

Engana-se quem pensa que a alfaiataria moderna é reservada para momentos muito “arrumados”. Looks do dia-a-dia ficam lindos, desde que toda a combinação esteja apropriada.

Aliás, uma combinação certeira e ultra atual é o blazer com um shorts ou calça jeans. Assim, você pode usar tanto com rasteiras, tênis para o dia e fazer uma fácil transição jogando um salto alto, para a noite, que não tem muito como errar.

Semelhantemente, a calça em alfaiataria, que pode ser usada com um cropped ou mesmo blusinhas de algodão e tênis branco. Só evite usar calça de alfaiataria com sapatilhas porque não favorece em nada e, dependendo do modelo da calça, pode até engolir os pés dentro da barra da calça.

 

<h3> O blazer </h3>

 

Ainda mais, o clássico blazer, pode ser usado com, praticamente, tudo. Calças jeans, calças sociais, pantalonas, saias lápis, mini saias, bermudas, shortinho, cintura alta, cintura baixa, vestidos de vários modelos.

Como diria o ditado popular: com o blazer não tem tempo quente. Sem dúvida, é uma das peças mais versáteis do guarda roupa de toda mulher. Ele alonga a silhueta e transforma qualquer roupa, dando uma aparência mais polida, sem fazer perder o estilo.

Atualmente, existem alguns modelos diferentes de blazer que dão um charme todo diferenciado ao look completo. Mas permanecem versáteis e o coringa do guarda roupa.

 

Gostaram, meninas? Conseguiram entender um pouco mais da alfaiataria e por qual motivo é tão bem conceituada no mundo da moda? 

Por isso que é legal assinar a newsletter da Caiana. Porque, por ela, enviaremos várias promoções e links de desconto com novidades super quentinhas, tudo em primeira mão. Não leva um minuto para assinar, mas pode ajudar você a economizar um bocado, hein? Acessa o site faça o seu cadastro e até a próxima! 

Comentários

Postagens mais visitadas